Terraplanagem

Sobre a terraplanagem

O serviço de terraplanagem tem como objetivo a conformação do relevo terrestre para implantação de obras de engenharia, tais como açudes, canais de navegação, canais de irrigação, rodovias, ferrovias, aeroportos, pátios industriais, edificações, barragens e plataformas diversas.

Sobretudo a literatura técnica brasileira de engenharia carece de uniformização normativa, não existindo uma definição de terraplenagem de consenso, cada autor definindo terraplenagem do modo que julga mais conveniente.

Portanto alerta-se, que a definição aqui adotada não tem validade de norma.

Definição: Terraplanagem é a técnica de engenharia de escavação e movimentação de solos e rochas. O termo técnico mais usualmente adotado para terraplenagem em rocha é desmonte de rocha.

Etapas

Contudo todo serviço de terraplanagem sempre contém as quatro etapas: escavação; carregamento; transporte; espalhamento; nem todo material escavado em terraplenagem é destinado à confecção de aterro, portanto pode ser descartado como bota-fora; os equipamentos de compactação de aterros são de natureza diferente dos equipamentos de terraplenagem.

Atividades da terraplanagem

Portanto na conformação do relevo terrestre o serviço de terraplenagem sempre contém duas atividades características; escavação de material em um determinado local e espalhamento deste material em local distinto do primeiro.

Certamente pode-se ter duas condições para cada uma destas atividades. Para melhor compreensão, a análise a seguir terá por base a construção de uma plataforma; a região a ser escavada está contida na região da plataforma, sendo que as cotas do terreno natural estão acima das cotas de projeto da plataforma, caracterizando regiões em cortes, ou simplesmente cortes; a região a ser escavada está fora da região da plataforma, sendo que o material escavado virá de locais externos denominados empréstimos; a região onde o material escavado será espalhado está contida na região da plataforma, sendo que as cotas do terreno natural estão abaixo das cotas de projeto da plataforma; caracterizando regiões de aterro; ou simplesmente aterros; a região onde o material (ou parte do material) escavado será espalhado é externa à região da plataforma, caracterizando região de bota-fora, ou simplesmente bota-fora.

Eventualmente em uma obra pode-se ter as quatro condições citadas acima. Casos típicos são os de terraplenagens em rodovias e ferrovias, cujos projetos de terraplenagem são constituídos por uma sucessão de cortes e aterros; todavia o aproveitamento de eventuais sobras de cortes para aterros distantes com falta de material pode ser anti-econômico; devido às grandes distâncias de transporte do material escavado, havendo a necessidade de definir bota-foras e empréstimos laterais.

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