Asfalto Frio TSD Tratamento superficial duplo

O Tratamento Superficial duplo (TSD)

O Asfalto TSD é um tipo de revestimento asfáltico econômico, de baixo consumo de material primário e energia e de execução rápida prestando-se a amplas condições de uso; dessa forma desde o tráfego leve em rodovias secundárias até o trânsito pesado e de alta velocidade.

Portanto é um revestimento flexível de pequena espessura, executado por espalhamento sucessivo de ligante betuminoso e agregado. Posteriormente que esse tipo de capa além de impermeabilizar o pavimento e proteger a infraestrutura do pavimento; sendo assim proporciona um revestimento anti-derrapante.

Material Betuminoso

Eventualmente os tanques devem ter utilização exclusiva para cada tipo de material betuminoso e capacidade coerente com a necessidade da obra. pois devem ter localização adequada para fácil descarga das carretas transportadoras e carga dos caminhões espargidores. Decerto é que as descargas sejam feitas por gravidade e o acesso até os depósitos seja permanente sob quaisquer condições climáticas. Então os tanques devem ficar afastados da pista, a fim de evitar que borras sujem a pista .

Asfalto Frio TSD Tratamento superficial duplo

Os ligantes betuminosos utilizados nestes tratamentos podem ser:

Cimento asfáltico de petróleo: CAP 7;
Asfalto diluído: CR-250;
Emulsão asfáltica: RR-2C.

Equipamentos para execução do asfalto tsd

Salvo que os Veículos automotores para transporte do agregado.
Distribuidor mecânico do agregado mineral.

Além disso equipamento de aquecimento do material betuminoso, capaz de aquecer o mesmo e mantê-lo dentro dos limites especificado de temperatura.

Espargidor: caminhão-tanque equipado com barra espargidora e caneta distribuidora, bomba reguladora de pressão tacômetro, termômetro e conta-giro de bomba de ligante.

Vassouras, do tipo adequado.

Rolos pneumáticos autopropulsores, dotados de pneus que permitam calibragem. Ainda assim pode ser utilizado o do tipo tandem para acabamento.

Pequenas ferramentas, tais como: pás, enxadas, garfos, rastelos etc.
Tanque de depósito com capacidade adequada ao porte de serviço.

Recomendações gerais

Todavia as quantidades de materiais (agregado mineral e ligante betuminoso), por metro quadrado, para a execução da camada devem ser determinadas por projeto e ajustadas no tempo. Assim sendo as temperaturas devem ser as que permitam a execução, dentro das seguintes faixas de viscosidade:
Cimentos asfálticos de petróleo: 20 a 60 SSF;
Asfaltos diluídos: 20 a 60 SSF;
Emulsões asfálticas: 20 a 100 SSF.

Dessa forma os trabalhos só devem ser executados nas condições ambientais apropriadas (sem chuva e em temperatura acima de 10ºC), intrínsecas as especificações e métodos de ensaios de cada um dos ligantes empregados. Enfim o controle tecnológico dos materiais e do serviço deve estar condicionado aos métodos convencionais, além de observar as especificações particulares da própria obra; gerais, do órgão contratante, ou a DNER-ESP-309/97 (para o duplo) e DNER-ESP-310/97 (para o triplo).